quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Cuidados com o corpo

Casa limpa, saúde a vista
Casa suja, ambulância na pista.

O nosso corpo é a nossa casa. O meio divino que o Pai nos deu para que possamos usufruir da
vida terrena.

O corpo é como a casa. Se abandonada, é morada de estranhos.
Se maltratada, corre o risco de ruir.

Como cuidar da casa?

Fazendo a manutenção, corrigindo pequenos problemas para que não causem dano maior.

E a manutenção do corpo?

O corpo humano é regido por três princípios básicos:
1. Respiração;
2. Alimentação; e
3. Repouso.

Respirar, todos respiram. Porém, 99% errado. Não completam o ciclo da oxigenação, devido ao movimento parcial dos pulmões, tanto na inspiração quanto na expiração.

Ao inspirar, deve-se fazê-lo comprimindo o diafragma no sentido vertical, inflando os pulmões.

E na expiração, desalojar o ar sujo, aquele que fica retido na respiração errada. A forma correta de respirar pode trazer inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Respirando pausadamente, tranquilizamos a mente, aclaramos as ideias e oxigenamos as células sanguíneas.

A alimentação é a gasolina e o óleo do carro. Não basta correr, tem que se alimentar.
às vezes penso que se nada tivesse gosto, tudo seria gostoso. E aí todos iriam se alimentar só com o que fizesse bem.

Aqui todos já sabem o é correto. As guloseimas deveriam funcionar como uma distração do paladar e não servir de alimento básico.
Obs. Inclua-se na alimentação a ingestão de líquidos, principalmente água, que faz parte de 2/3 de nosso corpo.

O repouso é necessário. Por enquanto ninguém aqui é só espírito, portanto precisam descansar. Até mesmo os espíritos dormem. Só quando já alcançaram um nível maior de evolução é que dispensam o sono.

Alertamos porém a quem dorme demais. O corpo foi projetado para trabalhar na vertical. Quem passa muito tempo deitado ou sentado, sofre os prejuízos da falta de movimento e da alteração do centro gravitacional do organismo, imprescindível para o funcionamento das funções hepáticas, renais e intestinais. Ora, se todo mundo bebe e come, haveria de se ter um jeito de se jogar o lixo fora.

Complementado os três itens, vem outro muito importante, apesar de vital somente a longo prazo: o movimento. Muitas pessoas pagam para se chacoalhar. É só ver o número de academias de ginástica.

Temos que perceber que tudo é motivo de se movimentar. A dona de casa muitas vezes tem fôlego de decatleta. Subir e descer escada, passar e lavar, cozinhar...
Toda atividade demanda um esforço físico E esse esforço controlado pode ser muito útil e eficaz, mesmo na vida sedentária.

Se estiver sentado, amarrando os sapatos, alongue a coluna, esticando o braço até o pé. Se for descansar, mova o pescoço de um lado para o outro.

Ao andar caminhe com ritmo, levantando o joelho, dobrando desde o dedo do pé até à articulação da coxa.

Tudo é intuitivo, depende da vontade de cada um tão bom seria que todos tivessem uma vida plena pelo período que Deus nos permitir.

Vivam felizes e cuidem de sua casa. Ela é hoje a sua moradia.

Chamavam-me Dr. Maninho.

Psicografado por Carlos Henrique Sant'Anna em 05/06/1996