quarta-feira, 29 de maio de 2013

FIDELIDADE

A fidelidade tem vários aspectos, porém as pessoas tendem a associá-la aos relacionamentos. Ser fiel a um relacionamento é, antes de tudo, ser fiel a você mesmo, aos seus princípios, ao que você acredita. A partir daí haverá fidelidade em qualquer relação que você fizer. Quando esta fidelidade está associada a princípios éticos, ai sim se estabelece o respeito a si próprio e ao outro.

Quando um parceiro trai o outro (e aí não estamos falando apenas de relações amorosas mas também das profissionais e de amizade), antes traiu a ele mesmo. Ninguém comete um deslize com o outro quando equilibrado em suas convicções éticas.

E a cura para esta pessoa é o olhar interior; rever seus conceitos; ser responsável por seus atos e jamais se permitir o sentimento de culpa. A culpa não permite a autocrítica, se não o julgamento e este te faz se sentir um sofredor. Ao trazer o olhar para dentro examina-se a consciência e busca-se o perdão.

A partir da mudança interior, a parte ofendida consegue superar seu trauma entendendo-lhe em seu íntimo o que fez para contribuir com a situação.

A fidelidade é, antes de tudo, uma questão de ética interior, cabendo ao homem o papel de se comportar de acordo com sua ética.

Com amor, Antenor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário